Não publicarei, mesmo se autorizado ou à pedido, imagens internas da escola, muito menos pessoas em close.

Igualmente, fornecerei cópias de imagens somente para as pessoas que participarem do(s) evento(s) fotografado(s), se estas fizerem a solicitação por escrito e me entregarem um CD-R virgem de marca confiável para efetuar as cópias, sempre com marcas d'água (por se tratar de cópia cortesia de meu arquivo pessoal). O mesmo vale para quem não participar, mas possui algum vínculo direto com o(s) evento(s). O(s) solicitante(s) de cópia (s) de imagem (ns) deverá comprometer-se por escrito a não publicar, nem ceder à terceiros as imagens, para garantir a privacidade dos fotografados, bem como os direitos autorais do fotógrafo, no caso, eu (o direito à imagem é da pessoa fotografada; o fotograma é meu).

Independente de publicar ou não, serão alvos de meus registros fotográficos:

1) Cenas do cotidiano, para não se perder de vista que a história é feita por todos os envolvidos, a todo momento.

2) Eventos coletivos e abertos, pelo mesmo motivo acima. Neste caso, mesmo sendo coletivo e aberto, estarei a todo tempo informando que as pessoas têm o direito sagrado de não serem fotografadas, se assim se manifestarem, apesar de estarem em um local público, de evento coletivo, junto a outras pessoas (integrando, pois, o cenário).

3) Ambiente de aprendizagem e registros de minhas atividades docentes (anotações do quadro de giz e quaisquer outros materiais relativos) para constituir meu "Diário de Bordo". Este garante minha auto avaliação docente constante, permitindo adequações necessárias, além de "provar" a quem possa interessar o que foi trabalhado, quando, onde, como e para quê (tenho esse costume desde o ano de 2004). Esses registros não serão cedidos a ninguém, em nenhuma circunstância, somente mostrado "em mãos" para os membros da equipe tecnico pedagógica, se estes solicitarem.

Pode parecer besteira da minha parte tantas restrições, mas estou cumprindo a lei e garantindo a segurança e bem estar de todos, sem abrir mão do registro dos fatos/eventos. Veja mais em meu artigo "Segurança - Publicação de Imagens", clicando aqui.

Fotos publicadas, de diversos temas, somente em minha galeria pública do Flickr, clicando aqui.

Espero, com esta minha atitude, estar dirimindo quaisquer dúvidas quanto ao meu costume de registrar eventos e fatos cotidianos.

Abraços fraternais.

Professor João César.